Powered By Blogger

Seja Bem vindo!!!

Iniciei no tĂȘnis aos 10 anos. Com 13 anos ganhei meu primeiro campeonato estadual.Aos 14 anos comecei no circuito brasileiro de tĂȘnis disputando em diversas cidades do Brasil. No total foram mais de 30 finais em campeonatos paulista, 4 mundiais, 5 anos no circuito brasileiro de tĂȘnis. AlĂ©m disso tive o prazer de ser patrocinado por 7 anos pelas empresas Rainha e Mizuno.

EntĂŁo, aos 19 anos ingressei na faculdade de Educação FĂ­sica - FESB em Bragança Paulista e em 2005 me formei. Em 2006 iniciei pĂłs graduação pela FMU de SP na ĂĄrea de Treinamento Desportivo e Iniciação Esportiva concluindo em 2007. AlĂ©m de ter tido a experiĂȘncia de ter uma academia de tĂȘnis, tive tambĂ©m a experiĂȘncia de trabalhar na Play Tennis de SĂŁo Paulo com Carlos Chabalgoity (treinador na ocasiĂŁo da Equipe do Brasil da Copa Davis). Durante a minha carreira participei de diversos cursos, congressos, palestras, no qual hoje sou NĂ­vel 4 dos cursos de capacitação de treinadores de tĂȘnis no Brasil.TambĂ©m fiz curso de arbitragem pela Federação Paulista de TĂȘnis.

Como palestrante, ministrei para a Rede SESC-SP na ĂĄrea de TĂȘnis, Padle, esportes de raquete e Qualidade de Vida.Participei tambĂ©m como palestrante de diversos workshops, cursos e clĂ­nicas dentro do esporte e da educação, dentre elas 2 Folatis, ClĂ­nica de TĂȘnis para a Rede Globo, Record e ESPN Brasil e Brasil Telecon.

Atualmente sou professor e coordenador do Projeto TĂȘnis na Escola e TĂȘnis na Escola Social, Festival de MinitĂȘnis, Academia Andaluzia TĂȘnis, em Atibaia

Sou orientador educacional na ETEC de Atibaia além de docente no Centro Paula Souza, onde ministro aulas de Educação Física.

Interessados em levar palestras, eventos esportivos e consultoria entrar em contato midelnero@hotmail.com

Abraços e boas leituras!

Seguir a micheldelnero en Twitter



terça-feira, 29 de maio de 2012

TĂȘnis na Escola - objetivos e alguns momentos de 2012


A iniciação esportiva na faixa etåria de 3 a 10 anos de idade esta totalmente interligada a um bom desenvolvimento motor, intelectual e afetivo na vida da criança.
É partindo desse principio que a Iniciação Esportiva deve ser introduzida na criança a partir dos primeiros anos de vida, onde ela sofre constantemente alteraçÔes corporais e mentais ao longo do processo de crescimento.
O esporte como educação do físico faz com que a criança desenvolva progressivamente habilidades globais no corpo como correr, saltar, pular, além de habilidades consideradas específicas como lateralidade, equilíbrio, coordenação motora, entre outras.
Muitos estudos tĂȘm sido realizados e chegam Ă  conclusĂŁo de que, devem-se treinar desde os primeiros anos de vida as habilidades coordenativas da criança, para que no futuro ela tenha um bom desenvolvimento fĂ­sico.
A escola entra como papel fundamental nessa iniciação esportiva, pois além de por si mesma criar håbitos educacionais, faz com que as crianças desenvolvam também o cooperativismo ou um processo chamado de atividades inclusivas.
Falaremos um pouco sobre o TĂȘnis dentro da Escola, que se enquadra em todos esses fatores acima citados.
Este foi um projeto desenvolvido hĂĄ dez anos, especialmente para a Iniciação Esportiva dentro do ambiente escolar, com o intuito de desenvolver a criança atravĂ©s da prĂĄtica de atividade fĂ­sica desde os primeiros anos de vida e de forma direcionada, alĂ©m de difundir o tĂȘnis dentro da comunidade e oferecer um esporte a mais dentro do contexto social.
Foi entĂŁo, desenvolvido um programa especial, onde s
e reuniu trabalhos de diversas escolas de tĂȘnis no mundo (França, Espanha, AustrĂĄlia, CanadĂĄ e Estados Unidos), e tirou-se o que era importante para que essa prĂĄtica especĂ­fica acontecesse com o objetivo de formar cidadĂŁos.
No Projeto TĂȘnis na Escola Ă© possĂ­vel observar, a mĂ©dio e longo prazo um desenvolvimento satisfatĂłrio nos quesitos propostos alĂ©m da formação do carĂĄter e disciplina da criança.
AlĂ©m disso, o Projeto TĂȘnis na Escola tem por objetivo formar a criança no aspecto global inclusivo, ou seja, sem diferenças fĂ­sicas.
Como objetivo final pretende-se que a criança se torne muito mais saudåvel, pois procurarå sempre estar dentro de atividades esportivas (seja ela qual for), muito mais extrovertida e sociåvel (pois o esporte proporciona essas situaçÔes), e muito mais coordenada.
Por tanto é muito importante o papel dos pais nessa questão de estimular e não de obrigar a criança a estar dentro de atividades esportivas.
Com certeza, com isso, teremos no futuro, grandes esportistas muito mais saudĂĄveis e claramente grandes cidadĂŁos.
 

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio