A
iniciação esportiva na faixa etåria de 3 a 10 anos de idade esta totalmente
interligada a um bom desenvolvimento motor, intelectual e afetivo na vida da
criança.
Ă
partindo desse principio que a Iniciação Esportiva deve ser introduzida na
criança a partir dos primeiros anos de vida, onde ela sofre constantemente
alteraçÔes corporais e mentais ao longo do processo de crescimento.
O
esporte como educação do fĂsico faz com que a criança desenvolva
progressivamente habilidades globais no corpo como correr, saltar, pular, além
de habilidades consideradas especĂficas como lateralidade, equilĂbrio,
coordenação motora, entre outras.
Muitos
estudos tĂȘm sido realizados e chegam Ă conclusĂŁo de que, devem-se treinar desde
os primeiros anos de vida as habilidades coordenativas da criança, para que no
futuro ela tenha um bom desenvolvimento fĂsico.
A
escola entra como papel fundamental nessa iniciação esportiva, pois além de por
si mesma criar håbitos educacionais, faz com que as crianças desenvolvam também
o cooperativismo ou um processo chamado de atividades inclusivas.
Falaremos
um pouco sobre o TĂȘnis dentro da Escola, que se enquadra em todos esses fatores
acima citados.
Este
foi um projeto desenvolvido hå dez anos, especialmente para a Iniciação
Esportiva dentro do ambiente escolar, com o intuito de desenvolver a criança
atravĂ©s da prĂĄtica de atividade fĂsica desde os primeiros anos de vida e de
forma direcionada, alĂ©m de difundir o tĂȘnis dentro da comunidade e oferecer um
esporte a mais dentro do contexto social.
Foi
entĂŁo, desenvolvido um programa especial, onde s
e reuniu trabalhos de diversas
escolas de tĂȘnis no mundo (França, Espanha, AustrĂĄlia, CanadĂĄ e Estados
Unidos), e tirou-se o que era importante para que essa prĂĄtica especĂfica
acontecesse com o objetivo de formar cidadĂŁos.
No
Projeto TĂȘnis na Escola Ă© possĂvel observar, a mĂ©dio e longo prazo um
desenvolvimento satisfatório nos quesitos propostos além da formação do caråter
e disciplina da criança.
Além
disso, o Projeto TĂȘnis na Escola tem por objetivo formar a criança no aspecto
global inclusivo, ou seja, sem diferenças fĂsicas.
Como
objetivo final pretende-se que a criança se torne muito mais saudåvel, pois
procurarĂĄ sempre estar dentro de atividades esportivas (seja ela qual for),
muito mais extrovertida e sociĂĄvel (pois o esporte proporciona essas
situaçÔes), e muito mais coordenada.
Por
tanto é muito importante o papel dos pais nessa questão de estimular e não de obrigar a criança a estar dentro de
atividades esportivas.
Com
certeza, com isso, teremos no futuro, grandes esportistas muito mais saudĂĄveis
e claramente grandes cidadĂŁos.
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